Notícias

Qualidade de vida e bem-estar merecem atenção

Postada em 23/02/2023 às 14:11:16
Qualidade de vida e bem-estar merecem atenção
Qualidade de vida e bem-estar merecem atenção

Qualidade de vida e bem-estar merecem atenção
Qualidade de vida está entre os conceitos mais importantes da atualidade para quem busca uma vida mais saudável. Nunca as pessoas deram tanta atenção ao equilíbrio necessário entre o estresse do dia a dia e o bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida pode ser definida como a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Ela contempla o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Verdade que o significado pode variar para cada pessoa, mas é certo que cultivar alguns hábitos que causam impactos positivos no dia a dia é uma atitude importante para garantir momentos de bem-estar.

Confira abaixo as 7 dicas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, consideradas relevantes em qualquer situação:

1 - Procure dormir e se alimentar bem

É preciso recarregar as energias. Dormir bem faz com que hormônios mantenham seus níveis de normalidade, potencializando o funcionamento corporal. Além disso, durante o sono ininterrupto de 6 a 8 horas, nosso organismo se recupera e os tecidos se regeneram.

Na hora das refeições, consuma alimentos de verdade, aqueles que vêm da terra: frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas, entre outros. Eles garantem um equilíbrio de vitaminas, minerais e aminoácidos.

2 - Pratique exercícios e hidrate-se

O sedentarismo contribui para uma série de patologias e condições fisiológicas que afetam o bem-estar diário. Praticar exercícios é essencial para garantir mais disposição para as tarefas diárias, mais energia, resistência e ainda colabora para o bom humor. Faça pelo menos 30 minutos diários de atividade física de forma contínua; suba e desça escadas em vez de usar elevador; faça caminhadas, pratique esportes, dance.

Lembre-se de que não há hidratação como a produzida pela água. Nosso organismo precisa de uma ingestão saudável de água, diariamente. Afinal, nossos tecidos e células são constituídos em sua grande parte por ela.

3 - Cuide da mente

Cuidar da mente também é importante. No mundo turbulento de hoje, é preciso acalmar a mente e trabalhar a inteligência emocional. A meditação tem sido uma das formas mais utilizadas para melhorar o foco, a concentração e motivação. Leituras

frequentes, yoga, pilates também ajudam a manter a mente sã e melhorar a qualidade de vida.

4 - Viaje, tenha contato com a natureza

Conhecer lugares traz sensações inovadoras ao corpo e estimula a mente, o que altera hormônios de maneira positiva e traz mais qualidade de vida. Uma boa opção para deixar o estresse de lado é o contato com a natureza, tomar ar fresco, caminhar na grama ouvindo o canto dos pássaros. Isso alivia a ansiedade e o peso das preocupações diárias. Dedicar um tempo para a família também é fundamental para quem busca por bem-estar e qualidade de vida.

5 - Não deixe a vida social, nem a sexual, de lado

Encontrar os amigos é bom para manter uma vida saudável. Quem vive rodeado de amigos tende a ser mais feliz e por períodos mais longos. A prática sexual melhora uma série de condições no organismo, desde a secreção hormonal, até mesmo a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, o sexo traz relaxamento e melhor funcionamento cerebral.

6 - Trabalhe com algo que você goste

Embora seja uma dica difícil de adotar, é importante para a qualidade de vida, pois a maior parte dos problemas relacionados à depressão e estresse vem do emprego. Atitudes como mudar de ocupação, negociar um home office ou ressignificar seu papel na empresa e até mesmo a sua profissão podem ajudar.

7 - Procure um hobby

Encontre uma atividade que goste de fazer e que traga paz, felicidade e tranquilidade para praticar em pelo menos um dia da semana. Nesse momento você conseguirá relaxar e retomar o equilíbrio.

Gostou das dicas? Qualidade de vida também é morar bem, com conforto e lazer, em um imóvel bem localizado. Conheça o Raiz by Paulo Mauro, lançamento com lazer completo. São studios com 25 m²; 4 dormitórios (2 suítes) com 171 m²; 3 suítes com 134 m² e cobertura duplex.

O Mov Perdizes já está em fase de construção e oferece opções de plantas com metragens de 1 dormitório com 38,83 m², 2 dormitórios (1 suíte) com 58,97 m², 2 dormitórios (1 suíte) com 78,17 m². Além de unidades para serviços de moradia (NR), studios de 25,35 m² a 32,20 m².

 

Fonte: Paulo Mauro Construtora

Compartilhar:

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Olá, tudo bem ...
Me Chame no WhatsApp